Descubra o que a Bíblia realmente diz sobre a homossexualidade

Muita gente usa a Bíblica como desculpa pra atacar os homossexuais. Mas o que será que o livro realmente diz sobre os gays?

Os direitos da população LGBT deram o que falar no primeiro turno das eleições, com candidatos – principalmente os mais conservadores – negando direitos básicos e até incitando o “combate a essa minoria”.

A explicação pra esse ódio contra os homossexuais muitas vezes vem da religião, com base nas escrituras. Mas o que será que a Bíblia, o livro sagrado do Cristianismo, realmente diz sobre a homossexualidade?

4Teen-o-que-a-Bíblia-realmente-diz-sobre-a-homossexualidade5

Matthew Vines é escritor, ativista LGBT e autor do livro “God And The Gay Christian: The Biblical Case In Support Of Same-Sex Relationships” (“Deus e o Cristão Gay: O Argumento Bíblico De Apoio Aos Relacionamentos do Mesmo Sexo”, em tradução livre). No vídeo acima, ele cita os pontos em que a homossexualidade (meio que) aparece na Bíblia e explica que não é bem assim…
Como o vídeo está em inglês e a tradução das legendas é meia-boca, vamos destacar aqui as passagens e os comentários de Matthew. ;)

Velho Testamento

Gênesis 19
Na história de Sodoma e Gomorra, Deus envia dois anjos às cidades, onde os homens ameaçam estuprá-los. Deus não gosta nem um pouco da história e destrói os dois locais.
4Teen-o-que-a-Bíblia-realmente-diz-sobre-a-homossexualidade4

Matthew conta que a passagem é interpretada como a desaprovação divina do relacionamento entre pessoas do mesmo sexo, mas o único comportamento gay descrito na passagem é a ameaça de estupro coletivo. ¯\_(ツ)_/¯

Ezequiel 16:49
Aqui, Sodoma é citada novamente, mas seu pecado é descrito como arrogância e pouco caso com os pobres e necessitados, nada a ver com gays. ¯\_(ツ)_/¯²

Levítico 18:22
No famigerado livro do Levítico, uma frase é sempre lembrada pelos gay haters: “Não te deitarás com um homem como se fosse mulher: isso é uma abominação”.
4Teen-o-que-a-Bíblia-realmente-diz-sobre-a-homossexualidade3

Porém, que tal relembrar outras coisas chamadas de “aberração” no Velho Testamento? Fazer sexo com uma mulher menstruada, comer porco, coelho ou qualquer crustáceo (como camarão, siri, caranguejo, lagosta…), cobrar juros de empréstimos… ¯\_(ツ)_/¯³

Novo Testamento

Romanos 1:26-27
Matthew explica que a passagem “começaram a cometer atos indecentes, homens com homens, e receberam em si mesmos o castigo merecido pela sua perversão” se refere à luxúria. Nada é mencionado de amor, compromisso ou fidelidade.

4Teen-o-que-a-Bíblia-realmente-diz-sobre-a-homossexualidade2

No Mundo Antigo, os atos homossexuais eram realizados entre homens mais velhos (muitas vezes casados com mulheres) e adolescentes, às vezes escravos ou gigolôs. Por isso, relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo eram vistos apenas como um excesso de luxúria.

Coríntios 6:9 e Timóteo 1:10
Matthew explica que as palavras gregas “malakoi” e “arsenokoitai” viraram “efeminados” e “sodomitas” em algumas traduções, numa referência a comportamentos homossexuais. Em Coríntios, eles fazem parte de uma lista de pessoas que não herdarão o Reino dos Céus. No entanto, o autor lembra que o conceito de orientação sexual é novo e nem existia no Mundo Antigo!
“O contexto em que o livro foi escrito está a um mundo de distância de relacionamentos sérios e monogâmicos entre pessoas do mesmo sexo”, esclarece Matthew.

4Teen-o-que-a-Bíblia-realmente-diz-sobre-a-homossexualidade

“A Bíblia nunca aborda a questão da orientação sexual ou do casamento homossexual, então não há nenhuma razão pela qual cristãos fiéis não devam apoiar seus irmãos e suas irmãs gays. Está na hora”, completa.

0 comentários:

Postar um comentário

-->