Projeto expõe homens vítimas de abuso sexual e as frases que ouviram dos agressores

Em 2011, uma fotógrafa de 19 anos concebeu um projeto para tornar visíveis os casos de estupro, muito mais frequentes do que se imagina. Desde então, Grace Brown, agora com 21 anos, já conseguiu trazer a publico mais de 2 mil fotos de vítimas de abuso segurando cartazes com a frase dita pelo agressor. As mulheres ainda são a maioria, mas os homens também são personagens dos registros de Grace.
A jovem fotógrafa fez uma seleção de homens que também foram vítimas de estupros, em vários lugares dos Estados Unidos. Alguns mostram o rosto, outros preferem se esconder. Por vergonha, medo, sentimento de culpa...
“Tudo bem... todos os irmãos fazem isso. Chama-se praticar”
“Tudo bem... todos os irmãos fazem isso. Chama-se praticar” Foto: Reprodução / Project Unbreakable /
O projeto, batizado de Unbreakable (Inquebrável, em português), já atraiu a atenção de muita gente, inclusive da imprensa. A ideia de Grace é atrair a atenção para a causa e conscientizar as pessoas sobre a gravidade do assunto. Ao convocar as vítimas, a fotógrafa também pretende incentivar a cura por meio da arte e pelo ato de compartilhar o trauma.
“Seja um homem e apenas faça isso!”
“Seja um homem e apenas faça isso!” Foto: Reprodução / Project Unbreakable /
“Traga seu irmão aqui! Você é uma menina tão bonita... Pare de reclamar - e se você contar para alguém eu vou matar sua mãe
“Traga seu irmão aqui! Você é uma menina tão bonita... Pare de reclamar - e se você contar para alguém eu vou matar sua mãe" Foto: Reprodução / Project Unbreakable /
“Você é um garoto, não pode dizer não para uma menina como eu. Fevereiro de 2013”
“Você é um garoto, não pode dizer não para uma menina como eu. Fevereiro de 2013” Foto: Reprodução / Project Unbreakable /
“Ele era o filho do vizinho do andar de baixo. Eu tinha 8 ou 9 anos. Ele tinha 17 ou 18. Não consigo me lembrar de muita coisa. Mas me lembro de estar deitado de costas e olhar para o teto. E de como aconteceu. 'Ei, quer se divertir um pouco?'”
“Ele era o filho do vizinho do andar de baixo. Eu tinha 8 ou 9 anos. Ele tinha 17 ou 18. Não consigo me lembrar de muita coisa. Mas me lembro de estar deitado de costas e olhar para o teto. E de como aconteceu. 'Ei, quer se divertir um pouco?'” Foto: Reprodução / Project Unbreakable /
“‘Como uma garota pode estuprar um garoto?’ Quase todos para quem tentei contar nos primeiros quatro anos depois que aconteceu’. ‘Seja homem’ - Minha noiva na época, em resposta ao ataque de pânico que tive ao ver minha estupradora pela primeira vez desde que o incidente aconteceu, oito anos antes”
“‘Como uma garota pode estuprar um garoto?’ Quase todos para quem tentei contar nos primeiros quatro anos depois que aconteceu’. ‘Seja homem’ - Minha noiva na época, em resposta ao ataque de pânico que tive ao ver minha estupradora pela primeira vez desde que o incidente aconteceu, oito anos antes” Foto: Reprodução / Project Unbreakable
“‘Eu matarei sua irmã’. Meu padrasto no meu aniversário de 13 anos. Eu mal sabia que ele dizia a mesma coisa para elas”
“‘Eu matarei sua irmã’. Meu padrasto no meu aniversário de 13 anos. Eu mal sabia que ele dizia a mesma coisa para elas” Foto: Reprodução / Project Unbreakable /
“‘Você é um trans? Ah, não. Não faça isso com o seu corpo. Ninguém quer um trans’, minha namorada antes de me estuprar (a primeira vez)”. “‘Viu? Você é bonito do jeito que você é’. Minha namorada depois de me estuprar (a primeira vez)”.
“‘Você é um trans? Ah, não. Não faça isso com o seu corpo. Ninguém quer um trans’, minha namorada antes de me estuprar (a primeira vez)”. “‘Viu? Você é bonito do jeito que você é’. Minha namorada depois de me estuprar (a primeira vez)”. Foto: Reprodução / Project Unbreakable
“Queria que você fosse uma garota”
“Queria que você fosse uma garota” Foto: Reprodução / Project Unbreakable /
“Não se preocupe. Meninos devem gostar disso”
“Não se preocupe. Meninos devem gostar disso” Foto: Reprodução / Project Unbreakable /
“Ele era um policial. Ele fez o que quis. Ele ria enquanto eu chorava. Tinha de 6 a 10 anos”
“Ele era um policial. Ele fez o que quis. Ele ria enquanto eu chorava. Tinha de 6 a 10 anos” Foto: Reprodução / Project Unbreakable /
“‘Se você contar para os seus pais, eles irão te bater’. Meus dois melhores amigos quando eu tinha 8 anos”
“‘Se você contar para os seus pais, eles irão te bater’. Meus dois melhores amigos quando eu tinha 8 anos” Foto: Reprodução / Project Unbreakable /
“Eu tinha 20 anos e ainda não tinha assumido ser transexual... Ele tinha 26 anos e era meu amigo. Eu confiava nele. Ele me convidou para uma festa, colocou algo na minha bebida e, enquanto me atacava, os amigos dele filmavam tudo. Quando o confrontei, muitos dias depois, ele disse: ‘Só porque não se lembra, não quer dizer que não tenha gostado’”
“Eu tinha 20 anos e ainda não tinha assumido ser transexual... Ele tinha 26 anos e era meu amigo. Eu confiava nele. Ele me convidou para uma festa, colocou algo na minha bebida e, enquanto me atacava, os amigos dele filmavam tudo. Quando o confrontei, muitos dias depois, ele disse: ‘Só porque não se lembra, não quer dizer que não tenha gostado’” Foto: Reprodução / Project Unbreakable
“Se você contar para alguém eu te mato”
“Se você contar para alguém eu te mato” Foto: Reprodução / Project Unbreakable /

0 comentários:

Postar um comentário

-->