[Opinião] Funções e posições em um grupo; o que cada um faz?

ukiss
Olá meu amores, tudo bom? Cá estou eu essa semana com mais um texto de opinião. Vocês já conhecem o ask do site, né? Pois é, um leitor pediu para que falássemos sobre as funções dos ídolos em seus grupos – o que cada um faz, o que deveria fazer, o que não deveria fazer… para não me estender muito, vou logo ao que interessa:

Vocalistas

Principais, guias, líderes, de apoio… são eles que nós escutamos dando aquelas notas altas no ápice da música, e que geralmente cantam boa parte da mesma. O vocal geralmente é um dos primeiros requisitos para se tornar um k-idol, e é uma das qualidades que mais se destaca. Isso pode ser visto nos programas de audições, como o K-Pop Star – a primeira exigência que os jurados fazem está no quanto você pode cantar, se a sua voz é bonita ou se alcança notas muito altas ou baixas. Os que geralmente chamam atenção são os vocalistas principais, os encarregados de ter uma técnica maravilhosa de canto.
Falando em vocalistas principais, temos extraordinários como Yesung, Yoseob e Hyorin, que conseguem levar a música a outro patamar com suas vozes absurdas e muito bem treinadas. Mas há, também, aqueles vocalistas principais que passam a impressão de não contribuir muito ao grupo, e que poderiam ser nivelados como qualquer outro vocalista – deixando o grupo sem nenhuma voz mais poderosa – como Soyeon do T-ara a até mesmo Lime do Hello Venus.
Há também os vocalistas guias ou líderes. De uma forma geral, eles são os melhores no vocal depois do principal, como Onew do SHINee, Jessica, SeoHyun e Tiffany do SNSD. Não é porque eles são considerados os guias que não são tão bons assim, e eles são coringas quando se trata de subunidades – visto que como não precisam se concentrar tanto assim nos vocais e acabam desenvolvendo outras habilidades também; e sempre gosto de ressaltar que há grupos onde o vocalista guia acaba sendo melhor do que vocalista principal de outros grupos.
Vocalistas ilustres: Hyorin, Ailee, IU, Yoseob, Yesung, Kyunhyun, JongHyun, JeA, Solji, Bom…

Dançarinos

Já disse que tenho uma quedinha horrível por dançarinos? É impressionante como eles coseguem chamar tanta atenção, fora que a maioria tem um corpo impressionante. Os dançarinos são geralmente os mais sexys do grupo, sempre os encarregados de fazer uma performance impecável. E, infelizmente, são sempre subestimados na questão do canto.
Não é porque uma pessoa tem muito talento para a dança que não tem talento para o canto ou o rap. Falando em rap, outra coisa que é quase característica entre os dançarinos: é muito comum darem a função de rapper para um dançarino quando ele não possui um vocal mais treinado – mas vou deixar pra fazer minha crítica de rap quando chegar a vez deles. Contudo, não é só porque um idol dança muito bem que não pode cantar bem também (como BoA e Minzy).
Outro ponto que acho que vale citar como é como os dançarinos do K-Pop (e da àsia de uma forma geral) valorizam muito o estilo de dança Poppin’. Se você sabe poppin’, você é um excelente dançarino. Basicamente sobre dançarinos é isso; eles também seguem a mesma regra de dançarino principal > dançarino guia/líder.
Dançarinos ilustres: EunHyuk, BoA, Min, Minzy, HyoYeon, TaeMin, Bora, YunHo, TaeYang, Jay Park…

Rappers

Provavelmente uma das funções mais subestimadas, superestimadas ou inúteis. Vai da opinião de cada um, e de como o rapper é colocado no grupo também. Quando ainda entrando no mundo do K-Pop, muitas pessoas se perguntam: “o que um rapper tá fazendo aí?” Pois é, minha gente, foram os rappers e o hip hop que deram origem ao K-Pop – pode até parecer contraditório, mas é verdade. Entretanto, esse conceito de rapper no K-Pop vem mudando nos últimos tempos de “pessoa com talento natural” para “pessoa que fala rápido e tem atitude”.
SM Entertainment é especialista nisso e, na minha opinião, só faz uso de rappers por causa dos padrões do K-Pop. É o tipo de empresa que faz música boa sem raps; o mesmo vale para a JYP. Há também empresas como YG e CUBE que investem em rappers e, apesar disso tudo, os melhores rappers da Coreia do Sul não estão no K-Pop, e sim no mundo underground, onde não precisam seguir as tendências e regras do K-Pop.
De dois anos pra cá, muitos rappers underground vêm migrando para o K-Pop, onde geralmente escrevem seus raps e também compõe as músicas. Os rappers também seguem a ordem: rapper principal > rapper guia/líder.
Rappers ilustres: Zico, Miryo, G-Dragon, TOP, Jucy, LE, Lady T, Junghyun…

Visual

Função que geralmente é subestimada, mas não por culpa dos kpoppers, mas sim por causa das próprias agências que geralmente dão essa função para as pessoas mais bonitas ou que tem algum atrativo especial, mas não possuem nenhuma das capacidades citadas acima bem desenvolvidas.
Visual, ou face, é uma função importante, ao contrário do que muita gente pensa. Eles são responsáveis por representar o grupo, por ter uma imagem que lembre o grupo. Por exemplo, sempre que vemos YoonA e o modo como ela se porta, lembramos de SNSD, que tem uma imagem de garotas femininas e elegantes. Fora que o visual é quem geralmente começa a atuar nos dramas e a promover o grupo a partir disso. Muita gente passou a pesquisar mais sobre miss A quando viu Suzy em Dream High, o mesmo aconteceu com Eunji e o A Pink. Acontece muito também do visual
Apenas existe um visual no grupo, não tem visual líder nem principal. Para entender mais a função deles, recomendo esse texto que fiz ainda ano passado.
Visuais ilustres (que cumprem com o seu papel, não que necessariamente atuem bem): YoonA, Suzy, TOP, Sohee, Sulli, UEE, GaIn, Jaekyung, GyuRi, Jaejoong…
Antes de passar para o tópico onde comento o grupo todo, queria dar uma breve explanação sobre as personalidades:
Acho que essa é a respostas da pergunta que eu tanta fiz por muito tempo: Por que um solo tem menos chance de fazer sucesso do que um grupo?
Em um grupo, você tem várias pessoas, cada uma com personalidades diferentes; ou seja, você tem x chances de se identificar com alguém ali. Em um solo, você só tem aquela personalidade para gostar ou não. Por isso vemos muito mais grupos debutando do que solos. Em um grupo nós sempre temos aquela pessoa fofa, aquela responsável, o sensual, o engraçado, o mais fechado e introvertido… existem muitas possibilidades de um fã se identificar com um dos membros.

O grupo como um todo

beg1
Vocalista, dançarino, visual, rapper… o que importa no final é uma coisa: a coesão do grupo. De que adianta um grupo ter o melhor rapper se o seu rap não encaixa na música ou não mescla bem com os outros membros? De que adianta o vocalista principal cantar 50% da música de o resultado no final não for bom?
Muita gente acha que “se você é rapper, você só pode fazer seu rap, nada mais” ou “se você é vocalista principal, tem que cantar mais que os outros”. Nada ajuda se o conceito da música não combinar com a voz do vocalista. Um exemplo disse foi Why So Serious do SHINee; na falta de JongHyun, quem o substituiu foi Taemin, não Onew (que é vocalista líder). Agora, imagina WSS inundada com a voz do Onew? O resultado não ia ser tão bom quanto foi quando Taemin o substituiu.
Na época de I Got a Boy, e em Rum Pum Pum agora, vi vários comentários dizendo “não acredito que isso é um rap da fulana…ela não pode!” Admito que no começo pensava a mesma coisa, mas depois conclui: por que um vocalista de apoio não pode dar notas altas se consegue, ou até mesmo um maior destaque na coreografia? Por que um vocalista principal não pode fazer um rap se consegue fazê-lo ao menos descentemente? O que vale é o resultado final, e parto do princípio de que se um membro com uma função x tiver que exercer função y para uma música, que o faça bem.
Enfim, o que realmente importa é que os grupos sejam coesos, sincronizados, tenham sua própria identidade e cada membro com sua personalidade. É isso que faz cada um deles único. E para nós, kpoppers, o mais importante é ver nossos queridos ídolos melhorando e se superando a cada retorno.
Por essa semana é só! Agora me digam: qual é a função favorita de cada um de vocês? Vocês têm quedinha por alguma em especial como eu? Lembrem-se que a cada comentário que você deixa, é um sorriso a mais na minha vida :)
Beijos, até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário

-->