#Mozilla lança quinta versão do navegador #Firefox

#Browser conta com mais de 1 mil correções e melhorias.
#Download já está disponível para vários sistemas.


Firefox 5 já está disponível para download (Foto: Reprodução) 
Firefox 5 já está disponível para download
(Foto: Reprodução)
Já está disponível para download a versão 5 do Mozilla Firefox. Com apenas três meses de idade, a versão 4 cede lugar para uma versão que promete inúmeras melhorias.

O processo de desenvolvimento de novas versões do navegador, ao que parece, realmente está seguindo de maneira frenética o cronograma de planejamento estipulado pela Fundação Mozilla. Num primeiro momento, pode parecer confuso o lançamento de seguidas versões num curto espaço de tempo, mas é preciso levar em consideração a necessidade de oferecer um programa cada vez mais seguro, correções de bugs e ampliação do suporte a novas tecnologias web. São características que, aliadas à inovação, mantêm os milhares de usuários satisfeitos e colocam o browser numa posição de destaque na disputa pela preferência dos internautas.
Principais novidades
Para os usuários do Firefox 4, a nova versão praticamente não impressiona no quesito visual, pois as novidades estão relacionadas à estabilidade e desempenho. São mais de mil correções e melhorias implementadas.
Entretanto, ao navegar em sites que já dispõem conteúdo desenvolvido com tecnologias como WebGL, HTML5, XHR, MathML, SMIL e animações em CSS, o usuário certamente irá perceber uma diferença significativa. Na prática, não é preciso se preocupar em identificá-las para saber como ter acesso a elas, a menos que a intenção seja desenvolver conteúdo web. Para usuários desse perfil, também foi disponibilizado o Add-on SDK para os sistema operacionais Windows, Linux e Mac. Com ele, desenvolvedores poderão criar os seus próprios Add-ons para o Firefox. Agora também está disponível em todas as plataformas a opção Do Not Track, recurso de navegação privativa.
Dispositivos móveis
Outra grande novidade é o aplicativo que permite sincronizar os favoritos criados no desktop, abas que estão abertas e senhas em dispositivos móveis nas plataformas Android e iOS. Vale salientar que a versão do Firefox Home para iPhone não é uma versão completa do navegador. Todos os links sincronizados entre o Desktop e o iPhone serão abertos pelo Safari.
Instalação
Usuários da versão 4 do Firefox podem atualizar o navegador sem desinstalar a versão atual. Mas para os que preferem uma nova instalação, o Firefox 5 pode ser obtido no site do Baixatudo nas versões para Windows, Linux e Mac.
Uma das grandes vantagens de usar o Firefox é poder contar com os Add-ons e temas, que são pequenos aplicativos que complementam o navegador com funcionalidades. A própria Fundação Mozilla recomenda que seja testada a compatibilidade. Os testes de compatibilidade podem ser feitos usando um Add-on. A compatibilidade dos complementos ficam a critério dos seus desenvolvedores.


http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/06/mozilla-lanca-quinta-versao-do-navegador-firefox.html

 

0 comentários:

Postar um comentário

-->